GALLO, Solange Leda (1989)
O Ensino da Língua Escrita X o Ensino do Discurso Escrito
O Ensino da Língua Escrita X o Ensino do Discurso Escrito.
São Paulo, 1989. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Linguística)
Universidade Estadual de Campinas.
Nome do Orientador: Eni Puccinelli Orlandi
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Análise do Discurso
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta reflexão se desenvolve a partir da diferenciação "produção oral" x "produção escrtia" em língua materna, e mais especificamente na relação que o sujeito estabelece com essas diferentes produções. Nessa perspectiva, os diferentes textos (oral e escrito) são considerados "produtos" de diferentes "processos"; este sim priorizados nesta pesquisa. na primeira parte a autora mostra as razões de trabalhar na perspectiva da Análise do discurso, quais são os seus fundamentos e, a partir deles, ela procura construir um lugar satisfatório para a observação, no interior de tal quadro teórico e de tal método de análise, dos processos de constituição do sujeito ((e do sentido) na relação com a oralidade e a escrita. na segunda parte mostro de que maneira pode ser vista a questão da "oralidade x escrita" no momento da instituição da ciência linguística (em Saussure) e, ainda, como pode ser vista tal questão do ponto de vista histórico e ideológico, o que permitiu a identificação de dois processos em relação de interação e conflito; processos que, por sua vez, produzem dois diferentes discursos os quais foram chamados de DISCURSO ORAL e DISCURSO ESCRITO,. Essas noções produzem um deslocamento daquilo que o princípio denomina-se oralidade e escrita. Na terceita parte, já à vista da reflexão desenvolvida nas duas partes anteriores, foi feito algumas considerações a respeito do ensino de língua materna assim como se dá, hoje, no Brasil e que é mostrado, através de uma experiência realizada durante um ano em uma classe de 5ª série, como poderia se dar esse "ensino", de modo a que os alunos produzam uma passagem do DISCURSO ORAL ao DISCURSO ESCRITO.