COELHO, Maria Isaura Lara de Souza (1989)
Alfabetização: Um Estudo de Caso - Experiências Bem Sucedidas de Professores da Região de Campinas
Alfabetização: Um Estudo de Caso - Experiências Bem Sucedidas de Professores da Região de Campinas.
São Paulo, 1989. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia da Educação)
Universidade Estadual de Campinas.
Nome do Orientador: Amélia Americano Domingues de Castro
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A dissertação busca captar e analisar como dez professoras de alfabetização bem sucedidas, da rede de ensino da região de Campinas, se percebem na interação com seus alunos, com o objetivo de compreender concepções e práticas pedagógicas que conduzem com sucesso o processo de alfabetização e, consequentemente, aumentam as oportunidades da criança ser bem sucedida na escola pública. As informações foram obtidas através de entrevistas semi-diretivas e observação em sala de aula. A análise foi feita com base em sete categorias: formação acadêmica e experiência profissional; grau de realização e percepção do trabalho; fatores influentes no trabalho; estruturação das escolas (condições físicas e pedagógicas); atitudes das professoras em relação a fantasia, disciplina e afetividade, procedimentos de alfabetização e opiniões sobre pré-escola e subnutrição. Os dados obtidos demonstraram que: há uma maior valorização da experiência profissional suplantando a formação acadêmica; diferentes estilos de atuação pedagógica em que combinam a formação tradicional com alguns aspectos de ensino renovador e demonstração de segurança, autonomia, criatividade, entusiasmo e habilidade no relacionamento com os alunos dentro de um clima onde o equilíbrio entre os aspectos afetivos, sociais e cognitivos facilitam a aprendizagem. As professoras demosntram competência e comprometimento no trabalho, o que permitiu à pesquisadora concluir que elas acreditam na importância do papel que desenvolvem e na potencialidade dos alunos da escola.