SPIELMANN, Graziela (1989)
Desempenho dos Alunos da 1ª Série do 1º Grau de Escolas Estaduais e Particulares de Porto Alegre: Um Estudo
Rio Grande do Sul, 1989. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Desempenho dos Alunos da 1ª Série do 1º Grau de Escolas Estaduais e Particulares de Porto Alegre: Um Estudo.
Nome do Orientador: Maria Emília Amaral Engers
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A autora investiga a relação entre o desempenho do aluno na 1ª série e as variáveis sexo, idade, tipo de escola freqüentada, experiência na pré-escola, escolaridade e profissão dos pais. Foram selecionadas 20 escolas - 11 públicas, com alunado de classe média baixa e baixa, e 09 particulares, com alunado de classe média e média alta - e aproximadamente 15 alunos de classes de 1ª série de cada uma dessas escolas, perfazendo um total de 267 alunos. Os dados foram obtidos através de: caracterização dos alunos, por consulta a livros e fichas de matrícula; identificação da opinião de 9 professores das escolas selecionadas a respeito dos fatores que geram o fracasso escolar dos alunos. Os resultados revelaram que, quanto à relação entre o desempenho do aluno e as variáveis consideradas, duas variáveis apresentaram-se estatisticamente significativas: a experiência do aluno na pré-escola e a profissão da mãe. Quanto à opinião dos professores sobre os fatores que causam o fracasso escolar dos alunos da 1ª série, identificaram-se seis categorias: nível sócio-econômico-cultural, falta de acompanhamento familiar, dificuldades do aluno, problemas do professor, questões pedagógicas e instituição escolar.