BORGES, Hélia Vieira Freire (1989)
Condições de Vida e Rendimento Escolar dos Alunos da 1ª Série nas Escolas de Periferia em Natal - RN
Condições de Vida e Rendimento Escolar dos Alunos da 1ª Série nas Escolas de Periferia em Natal - RN.
Rio Grande do Norte, 1989. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Nome do Orientador: Antônio Pinheiro de Araújo
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar a influência das condições de vida no rendimento escolar. A amostra foi constituída de 307 alunos matriculados na 1ª série do 1º grau, nas escolas da rede municipal de Natal. Utilizou-se como instrumento um roteiro de entrevistas, focalizando as variáveis relativas às condições de vida (moradia, saneamento básico, consumo de alimentos e renda familiar mensal) e rendimento escolar. Os resultados mostraram que: são precárias as condições de vida dos alunos estudados, relativas sobretudo ao saneamento básico, ao consumo de alimentos e à renda mensal; existe associação entre condições de vida e rendimento escolar; as variáveis freqüência à pré-escola e freqüência às aulas parecem não ser determinantes para o sucesso do aluno. A autora sugere que estudos sobre repetência associada às condições de vida sejam intensificados.