CONTINI, Maria de Lourdes Jeffery (1989)
Concepções dos Professores da 1ª Série do 1º Grau do Município de Corumbá/MS Sobre o Processo de Alfabetização
São Paulo, 1989. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia da Educação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Concepções dos Professores da 1ª Série do 1º Grau do Município de Corumbá/MS Sobre o Processo de Alfabetização.
Nome do Orientador: Marli Afonso André
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta dissertação objetivou analisar a concepção de alfabetização do professor alfabetizador e o posicionamento por ele assumido em relação à problemática do fracasso escolar, da repetência e evasão na 1ª série do 1º grau. Num primeiro momento, a pesquisa tomou como sujeitos os 87 professores alfabetizadores das escolas públicas estaduais e municipais da cidade de Corumbá/MS, os quais responderam a questionário de caracterização socioeconômica e familiar; num segundo momento, 20 sujeitos, sorteados do universo de 87, de forma a que representassem uma amostra proporcional ao número de escolas, foram entrevistados, através de entrevista aberta que focalizou os seguintes pontos temáticos: rotina do trabalho de alfabetização em sala de aula, critérios de seleção do conteúdo, metodologia de alfabetização utilizada, formas e critérios de avaliação, causas do sucesso ou fracasso na alfabetização, concepção de alfabetização e de criança alfabetizada, dificuldades na prática da alfabetização. A autora detém-se no segundo momento da pesquisa, tendo concluído que a análise das concepções dos professores entrevistados mostrou: ausência de critérios para escolha de uma metodologia para alfabetizar; descomprometimento por parte do professor com o fracasso escolar, sempre atribuído às condições da criança e de sua família; inconsistência teórica sobre o conceito de alfabetização; valorização da doação e do amor mais que da competência técnica; pouca mobilização como forma de organização enquanto classe de magistério. Ao final, a autora relata um trabalho alternativo realizado junto a alfabetizadores da rede pública de Corumbá, com o objetivo de buscar o repensar a prática de alfabetização e levar a uma ação pedagógica mais crítica.