AMBROSETTI, Neusa Banhara (1989)
Ciclo Básico: o Professor da Escola Pública Paulista Frente a Uma Proposta de Mudança
São Paulo, 1989. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação: Currículo)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Ciclo Básico: o Professor da Escola Pública Paulista Frente a Uma Proposta de Mudança.
Nome do Orientador: Bernardete Angelina Gatti
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A partir de uma recuperação da trajetória de mudanças da escola pública de São Paulo, este trabalho objetivou analisar a maneira como o Ciclo Básico, inserido nessa trajetória, era compreendido pelos professores, e como interferia em sua prática pedagógica. Foram selecionadas quatro escolas estaduais da região de Taubaté, duas consideradas com alto nível de implementação do Ciclo Básico e duas consideradas com baixo nível de implementação desse Ciclo. Buscou-se, também, uma diversificação quanto ao tamanho e à localização das escolas, quanto ao nível sócio-econômico da clientela e às características de maior ou menor permanência na escola dos elementos do corpo administrativo e docente. Realizaram-se entrevistas com os diretores e vinte e três professoras do Ciclo Básico das 4 escolas, observações de sala de aula e de outras situações escolares (festinhas, reuniões formais e informais, horário de merenda, recreio, etc). Concluiu-se que o Ciclo Básico, enquanto proposta pedagógica, não ofereceu ao magistério as condições necessárias para uma reformulação da sua prática docente, no sentido de torná-la mais adequada às necessidades da clientela escolar, mas que, enquanto proposta política de democratização da escola pública, tornou mais clara para os professores a responsabilidade da escola no fracasso de seus alunos, colocando a necessidade de buscar alternativas para a transformação na forma de atuar dessa escola.