BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (1989)
Leitura Dentro da Escola, Fora da Escola: Leitura, Leitores, Leitoras
São Paulo, 1989. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Distúrbios da Comunicação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Leitura Dentro da Escola, Fora da Escola: Leitura, Leitores, Leitoras.
Nome do Orientador: Sarita Maria Affonso Moisés
Área: Ciências da Saúde: Fonoaudiologia
Assunto: Leitura
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Foi analisado no trabalho as dificuldades de leituras explicitadas por alunos universitários e também sentidas por professores em relação a seus alunos. Estudou-se um conjunto de observações sobre leitura, feitas por pessoas que foram excluídas muito cedo da escola ou que não chegaram a frequentá-la. O objetivo foi entrar na discussão sobre a chamada crise de leitura. Rastreando o poder institucionalizado dentro e fora da escola foi possível dimensionar um conjunto, cada vez mais complexo, de técnicas que trabalham o distanciamento da leitura como aproximação. entre diferentes questões abordadas, foram principais objetos de reflexão os seguintes: algumas reações à normalização institucional; a maneira como se constituem as barreiras que se interpõem no momento da interrelação leitor-texto e a instrumentalização da leitura que atinge tanto os leitores dentro como os fora da escola. Assim, a divisão entre os chamados leitores e não leitores apareceu como ficcional, e a crise de leitura como parte do controle institucionalizado da leitura e, também por essa via, do leitor.