SILVA, Ademar da (1989)
A Relação Entre a Fala e a Segmentação na Escrita Espontânea de Crianças da
São Paulo, 1989. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Linguística)
Universidade Estadual de Campinas.
A Relação Entre a Fala e a Segmentação na Escrita Espontânea de Crianças da.
Nome do Orientador: Maria Bernadete Abaurre
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Língua Oral / Língua Escrita
Referencial Teórico: Lingüistica
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo de Caso
Resumo: O objetivo da pesquisa é a análise da produção escrita espontânea de crianças de 1ª série do 1º grau, com vistas a levantar hipóteses sobre os aspectos da fala envolvidos nos critérios de segmentação utilizados na elaboração de seus textos. Foram selecionados do arquivo do Instituto de Estudos da Linguagem - IEL UNICAMP, 70 textos, dos quais 65 foram produzidos por crianças de escolas municipais da periferia de Campinas, e 5 foram produzidos por crianças de classe média, de uma escola particular. Após a análise, o autor conclui que a criança, ao escrever espontaneamente, segmenta de acordo com as hipóteses que formula sobre a pronúncia desta ou daquela parte do enunciado. Nesse processo, ela não só propõe soluções pessoais para cada parte do discurso mas também incorpora soluções de segmentação já observadas na escrita própria ou na cartilha, e não o faz sempre da mesma maneira: segmenta, às vezes, as mesmas unidades gráficas do modo diferente e conflitante, o que vem comprovar que ela está elaborando e reelaborando continuamente suas representações lingüísticas.