FAZOLARI, Valéria (1989)
Ensino da Leitura e Escrita: Identificação e Análise de Condições Facilitadoras e de Classes de Comportamento do Professor
Ensino da Leitura e Escrita: Identificação e Análise de Condições Facilitadoras e de Classes de Comportamento do Professor.
São Paulo, 1989. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade de São Paulo.
Nome do Orientador: Maria Amélia Matos
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O trabalho é um estudo de caso que analisa, no quadro da Análise Experimental do Comportamento, a experiência da autora como professora alfabetizadora durante vinte anos, em escola pública da periferia de São Paulo. A partir de lembranças e de documentos, a autora explicita as alterações ocorridas em seu comportamento ao alfabetizar crianças e os possíveis fatores relacionados a estas alterações. Através da recuperação retrospectiva de suas ações e de seus prováveis determinantes, a autora faz a análise de suas decisões, em termos de o quê e como ensinar, bem como das variáveis a elas relacionadas. Retrata a evolução do seu processo comportamental, organizando-o em dois conjuntos: a construção de um programa de alfabetização, pela definição de o quê, quando e como ensinar, e a explicitação e veiculação do programa, por sua aplicação documentada e pela observação sistemática dos resultados dessa aplicação pela autora e por outras professoras. Foram identificadas ainda classes de comportamentos da professora no desenvolvimento do programa e variáveis relacionadas ao surgimento, manutenção ou eliminação dessas classes em seu repertório. A autora conclui que a formação do professor-alfabetizador deveria ser pensada a partir do aperfeiçoamento de classes de comportamentos significativos e não a partir de "conteúdos" ou técnicas eleitos como bons ou ruins; o ensino deveria ser conduzido muito menos a partir de uma capacitação do indivíduo para o uso de métodos e técnicas e aquisição de conhecimento amplo e geral e mais em direção à formação ou desenvolvimento de um repertório composto por classes de comportamentos amplas e específicas relevantes para a sua atuação.