OLIVEIRA, Zenaide Ferreira Fernandes de (1989)
Apesar de Tudo; Bem Sucedidas... Um Estudo Sobre a Alfabetização de Escolas Públicas de Periferia
Minas Gerais, 1989. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Minas Gerais.
Apesar de Tudo; Bem Sucedidas... Um Estudo Sobre a Alfabetização de Escolas Públicas de Periferia.
Nome do Orientador: Léa Pinheiro Paixão
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Caracterização do Alfabetizador
Referencial Teórico: Pedagogia
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo de Caso
Resumo: O objetivo da pesquisa foi analisar as práticas de professoras alfabetizadoras consideradas bem sucedidas. Foram sujeitos da pesquisa 10 professoras alfabetizadoras de escolas públicas estaduais da periferia urbana do município de Belo Horizonte, indicadas como bem sucedidas pela administração central da Secretaria de Estado da Educação ou por professoras alfabetizadoras da rede. Os procedimentos utilizados para a coleta dos dados foram entrevistas e observação das escolas e de aulas, de reuniões de pais, conselhos de classe e outros eventos escolares. As categorias analisadas foram: o processo de alfabetização desenvolvido pelas professoras; as condições de trabalho nas escolas; a disciplina. Os resultados evidenciaram que as professoras caracterizavam-se pelo compromisso, seriedade e disciplina no trabalho; eram capazes de construir e reconstruir sua prática em função da realidade social e lingüística das crianças; conseguiam um ambiente disciplinado, entendido como um ambiente em que havia uma "intenção" e em que estavam presentes o lúdico e o afetivo; usavam métodos convencionais de alfabetização, mas buscavam procedimentos novos e atividades estimulantes, não se prendendo aos manuais de orientação do professor; tinham uma história de vida de participação e de militância em movimentos sociais e um "suporte ideológico" estruturado, que as colocava a favor das crianças pobres no interior da escola.