OLIVEIRA, Zenaide Ferreira Fernandes de (1989)
Apesar de tudo, bem sucedidas...: um estudo sobre alfabetizadoras de escolas públicas de periferia
Minas Gerais, 1989. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Minas Gerais.
Apesar de tudo, bem sucedidas...: um estudo sobre alfabetizadoras de escolas públicas de periferia.
Nome do Orientador: Léa Pinheiro Paixão
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo da pesquisa foi analisar as práticas de professoras alfabetizadoras consideradas bem-sucedidas. Foram sujeitos da pesquisa 10 professoras alfabetizadoras de escolas públicas estaduais da periferia urbana do município de Belo Horizonte, indicadas como bem-sucedidas pela administração central da Secretaria de Estado da Educação ou por professoras alfabetizadoras da rede. Os procedimentos utilizados para a coleta dos dados foram entrevistas e observação das escolas e de aulas, de reuniões de pais, conselhos de classe e outros eventos escolares. As categorias analisadas foram: o processo de alfabetização desenvolvido pelas professoras; as condições de trabalho nas escolas; a disciplina. Os resultados evidenciaram que as professoras caracterizavam-se pelo compromisso, seriedade e disciplina no trabalho; eram capazes de construir e reconstruir sua prática em função da realidade social e lingüística das crianças; conseguiam um ambiente disciplinado, entendido como um ambiente em que havia uma intenção e em que estavam presentes o lúdico e o afetivo; usavam métodos convencionais de alfabetização, mas buscavam procedimentos novos e atividades estimulantes, não se prendendo aos manuais de orientação do professor; tinham uma história de vida de participação e de militância em movimentos sociais e um suporte ideológicoestruturado, que as colocava a favor das crianças pobres no interior da escola.