COLELLO, Silvia de Mattos (1990)
Linguagem Escrita e Escrita da Linguagem - Emília Ferreiro e Jean Le Boulch: Um Confronto de Teorias
São Paulo, 1990. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade de São Paulo.
Linguagem Escrita e Escrita da Linguagem - Emília Ferreiro e Jean Le Boulch: Um Confronto de Teorias.
Nome do Orientador: Maria de Lourdes Ramos da Silva
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Ensaio
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo básico estudar o processo de alfabetização à luz das reflexões de dois importantes estudiosos nesse campo: Emília Ferreiro, com sua Psicogênese da Língua Escrita e Jean Le Boulch, com sua Psicocinética, cujo cerne se constitui da relação entre alfabetização e motricidade. A autora apresenta como hipótese o fato de que, apesar de algumas divergências em termos de enfoque, é possível encontrar pontos de consonância entre as teorias mencionadas, pois tratam-se de referenciais relevantes para um repensar das práticas e alternativas pedagógicas e do significado da própria alfabetização; se levada em conta a perspectiva dos aprendizes. Para tanto, a autora inicia seu estudo com uma breve exposição das teorias de Ferreiro e Le Bouch, enfatizando suas premissas e propostas básicas. Em seguida, realiza uma comparação entre os pressupostos teóricos dos dois estudiosos, a fim de destacar a posição de cada um no que se refere à concepção de homem, conhecimento, educação e ensino. De posse desse quadro comparativo, analisa, no âmbito das teorias descritas, as relações entre linguagem e motricidade; linguagem e escrita; motricidade e linguagem na escrita; compreendo-as como aspectos complementares e indissociáveis no processo de aquisição da leitura e escrita infantis. A autora finaliza sua investigação, alegando que, entre os referencias teóricos focalizados, existem realmente alguns pontos divergentes. No entanto, apesar da aparência de oposição teórica, é possível vislumbrar alternativas de complementaridade das posturas de Ferreiro e Le Boulch, como importante contribuição à chamada Pedagogia da Alfabetização.