TIOSSO, Lúcia Helena (1990)
Dificuldades na Aprendizagem da Leitura e Escrita: Uma Visão Multidisciplinar
São Paulo, 1990. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade de São Paulo.
Dificuldades na Aprendizagem da Leitura e Escrita: Uma Visão Multidisciplinar.
Nome do Orientador: Elsa Lima Gonçalves Antunha
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A pesquisa teve por objetivo verificar quais os fatores subjacentes às dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita apresentadas por 19 escolares, de ambos os sexos, situados na faixa etária de 9 a 13 anos e cursando de 1ª à 5ª sériedo primeiro grau nas escolas de Londrina e Região. A amostra foi submetida às avaliações psicopedagógicas, psicológicas e neurológicas por uma equipe multidisciplinar. O exame psicopedagógico constitui-se de anamnense e provas pedagógicas específicas de leitura (leitura oral e silenciosa com interpretação de texto) e de escrita (um ditado de 50 palavras e produção de um texto de tema livre escolhido pela criança). A avaliação psicológica envolveu o emprego de três técnicas, as quais permitiram a compreensão da organização intelectual (Teste WISC), da áreaperceptivo-motora (Teste BENDER GESTALT) e do aspecto afetivo-emocional (Teste C.A.T.A e T.A.T). Quanto à análise neurologica, foram utilizadas as técnicas do Exame Neurológico Evolutivo e Exame Eletroencefalográfico. Os resultados obtidos mostraram que as dificuldades na aprendizagem de leitura e escrita, nessa amostra não estavam obrigatoriamente relacionadas com o potencial intelectual deficiente assim como os achados neurológicos não justificaram tais dificuldades. Todavia, a habilidade perceptivo-motora das crianças mostrou-se abaixo do esperado pela idade das mesmas e o fator afetivo-emocional demonstrou certa enfluência no desempenho escolar dos sujeitos, em função da presença de conflitos na dinâmica pessoal-familiar.