RIBEIRO, Márcia Maria Gurgel (1990)
Pré-Escola: Sésamo Para Um Outro Mundo?
Rio Grande do Norte, 1990. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação Pré-Escolar)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Pré-Escola: Sésamo Para Um Outro Mundo?.
Nome do Orientador: Maria Salonilde Ferreira
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Educação Pré-Escolar
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O estudo analisa a relação entre educação pré-escolar e escolaridade, na tentativa de identificar como a mediação da origem de classe social permeia esta relação. A análise dos dados permite concluir que a origem social é fator determinante na aprendizagem dos alunos. As oportunidades de acesso e permanência à escola é privilégio das crianças advindas da burguesia e, especialmente, da pequena burguesia; é desta classe social que se origina a maioria dos alunos que frequentam tanto as escolas públicas como as escolas privadas. Constata a diferença substancial entre as camadas da pequena burguesia que compõem as escolas públicas e as que compõem a escola privada. As crianças advindas do proletariado representam uma minoria nas escolas públicas. Grande quantidade destas foram alijadas do processo educativo pela sua própria condição de classe social. Verifica também que, apesar de deficitária, a pré-escola exerce uma certa influência no resultado da escolaridade das crianças, visto constatar um percentual maior de aprovação entre aquelas que a frequentaram. Não analisa a qualidade desta pré-escola. Sugere maiores aprofundamentos noutros estudos.