BARONE, Leda Maria Codeço (1990)
De Ler o Desejo Ao Desejo de Ler: Uma Leitura do Olhar do Psicopedagogo
São Paulo, 1990. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade de São Paulo.
De Ler o Desejo Ao Desejo de Ler: Uma Leitura do Olhar do Psicopedagogo.
Nome do Orientador: Eda Marconi Custodio
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este trabalho pretende investigar a possibilidade de derivar da teoria psicanalítica outra aplicação técnica, distinta da análise, dirigida à psicopedagogia com objetivo de: 1) desvelar o sentido inconsciente da dificuldade de aprendizagem da leitura e da escrita de uma criança, e 2) servir como paradigma para leitura da complexa rede de relações do aprendiz com as tarefas e com o psicopedagogo. Marcel, menino de sete anos e três meses, foi encaminhado para atendimento psicopedagógico após um ano de tentativa frustada de alfabetização. Havia sido submetido anteriormente a um estudo psicológico, tendo ficado evidenciadas dificuldades emocionais, de linguagem, psicomotoras, defasagem no raciocínio lógico além de hipotonia. No início deste atendimento Marcel negava-se a entrar em contato com as letras do alfabeto. Dizia já saber ler e escrever apresentando escrtia com ideogramas japoneses. O trabalho foi realizado utilizando o método Ramain e atividades de leitura e escrita a partir de desenhos e histórias contadas por Marcel e de textos literários incluindo o uso de fábulas e histórias infantis. Foi associada a estas atividades intervenção do psicopedagogo no sentido de clarificar os lapsos, as repetições e resistências em prosseguir as tarefas, bem como no sentido de nomear angústias presentes na realização das tarefas ou relacionadas à figura do psicopedagogo captadas contratransferencialmente. Os progressos conseguidos por Marcel na alfabetização bem como o percurso utilizado nesta aprendizagem sugerem que a psicanálise pode contribuir para uma abordagem mais abrangente da psicopedagogia. Porém outras questões, colocadas a partir deste trabalho bem como a sua singularidade, indicam a necessidade de novos estudos.