ALVES, Maria Leila (1990)
O Papel Equalizador do Regime de Colaboração Estado-Município na Política de Alfabetização
O Papel Equalizador do Regime de Colaboração Estado-Município na Política de Alfabetização.
São Paulo, 1990. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual de Campinas.
Nome do Orientador: Moacir Gadotti
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este estudo discute os graves problemas do ensino fundamental do Estaod de São Paulo e aponta a perspectiva da ação coordenada do Estado-Município em uma política de alfabetização integrada, como uma possibilidade concreta de alfabetizar os alunos das escolas públicas. A autora encaminha no trabalho a defesa intransigente de conhecimento científico como suporte para a proposta política-pedagógica de alfabetização, principalmente para países que apresentam características sócio-econômico-culturais semelhantes às do Brasil. Defende assim, as teórias adequadas para encaminhar soluções aos problemas educacionais de grande magnitude, existentes no terceiro mundo. Esta dissertação trata-se de demonstrar, de deixar claro, o conhecimento teórico-prático da autora na área educacional, extraindo dele elementos que poderão contribuir para a construção de diretrizes educaiconais mais sólidas e adequadas à nossa realidade, visando o cumprimento do preceito da escolarização básica das camadas majoritárias da população