CARVALHO, Alex Moreira (1990)
Análise de práticas pedagógicas na 1ª série de 1º grau de uma escola pública
Análise de práticas pedagógicas na 1ª série de 1º grau de uma escola pública.
São Paulo, 1990. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Nome do Orientador: Sergio Vasconcelos de Lima
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O estudo teve como objetivo principal avaliar práticas pedagógicas na 1ª série do 1º grau em uma escola pública estadual. Os sujeitos da pesquisa foram a professora da classe e seus 25 alunos, cuja faixa etária variava entre 8-13 anos e pertenciam a camadas sócio-econômicas desfavorecidas. Os procedimentos utilizados para coleta de informação foram: observações das formas de interação professora-alunos na sala de aula; identificação de feedbacks escritos apresentados pela professora para atividades feitas pelos alunos em seus cadernos e entrevista com a professora sobre sua prática docente. Os resultados obtidos indicaram 5 tipos de problemas relacionados às práticas pedagógicas, apresentados em seguida. 1) Considerando a natureza dos objetos de conhecimento apresentados nas aulas (por exemplo, a língua escrita), pode-se afirmar que foram veiculados de forma inadequada pela porfessora. 2) A professora não utilizaou, de forma sistemática, do repertório dos alunos como parte dos procedimentos relacionados ao desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. 3) A professora procedeu de forma a instalar desempenhos adequados através de avaliações sistemáticas dos inadequados. No entanto, poucas vezes verificou, de forma clara, a aquisição, pelos alunos, das respostas corretas nem investigou as causas das incorretas. 4) A delimitação da ordem social na sla de aula era feita pela professora cabendo aos alunos obedecer-lhe. Procedimentos compatíveis com a instalação e manutanção de desempenhos dos alunos relacionados à autonomia e à responsabilidade não foram empregados pela professora. 5) O relato verbal da professora indicou que pensava a Educação como uma questão principalmente moral, dando menos ênfase ao pedagógico. Ela não questionou os procedimentos e materiais de ensino que utilizava, atribuindo aos alunos as causas de seus próprios problemas. Os dados obtidos também possibilitaram a discussão dos seguintes tópicos: 1) as práticas pedagógicas como um problema técnico-político, em função de a incompetência técnica poder excluir da escola os alunos das camadas populares e 2) a Análise Experimental do Comportamento como quadro conceitual e metodológico pertinente para a avaliação de questões Educacionais, enfatizando nesta discussão o papel do valor na teoria Comportamental.