IDE, Sahda Marta (1990)
Construção da Leitura e Escrita: Proposta de Intervenção em Classe Especial Para Deficientes Mentais
São Paulo, 1990. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade de São Paulo.
Construção da Leitura e Escrita: Proposta de Intervenção em Classe Especial Para Deficientes Mentais.
Nome do Orientador: Edda Bomtempo
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O trabalho teve por objetivo principal explicar como foi realizada a intervenção pedagógica fundamentada na teoria de conhecimento de Piaget e nas pesquisas de A. Luria e E. Ferreiro sobre o desenvolvimento da escrita numa Classe Especial de uma Escola Estadual da Grande São Paulo. É uma proposta educacional, como alternativa para a alfabetização de deficientes mentais leves. Não se pretende popor nem uma nova metodologia, nem uma nova classificação de problemas de aprendizagem. O propósito foi o de apresentar uma prática pedagógica que permita introduzir a escrita enquanto objeto de conhecimento e o sujeito da aprendizagem, enquanto sujeito cognoscente, respeitando seu ritmo, bem como suas hipóteses de escrita. A pesquisa foi estruturada no marco de uma teoria construtivista-interacionista do processo alfabetizador, bem como numa concepção crítica e amancipatória da educação escolar. Seu contexto deve ser compreendido como uma obra aberta, ou seja, um trajeto educacional estruturado a partir de diretrizes teoricamente fundamentadas construindo-se juntamente com o caminhar do professor. Desta forma, a pesquisa teve duas diretrizes básicas: a Diretriz Institucional e a Supervisão Pedagógica. Os resultados finais desta investigação comprovam o progresso da maioria dos sujeitos pesquisados, uma vez que se alcançaram níveis cognitivos e níveis de escrita mais elevados. Entretanto, essa evolução não se restringiu apenas ao desenvolvimento intelectual, mas também se estendeu principalmente aos níveis do social e do afetivo. Mesmo não apresentando progresso evidenciado no pós-teste no nível operatório e no nível psicogenético da escrita, estas crianças foram beneficiadas pela intervanção, pois tiveram a oportunidade de serem vistas e tratadas como sujeitos capazes de construir seu conhecimento e, ao mesmo tempo, capazes de atuar socialmente como qualquer ser humano independente de suas limitações.