MORI, Nerli Nonato Ribeiro (1990)
Caminhando Com a 1ª D no Universo da Linguagem Escrita: Uma Experiência de Alfabetização Com Repetentes
Caminhando Com a 1ª D no Universo da Linguagem Escrita: Uma Experiência de Alfabetização Com Repetentes.
São Paulo, 1990. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia Escolar)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Nome do Orientador: Maria Regina Maluf
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O presente trabalho relata a atuação da autora, no período de um ano letivo, como professora de uma turma 25 alunos de 1ª série de uma escola estadual de Maringá/PR, classe esta considerada especial por ser formada exclusivamente de alunos de baixo desempenho, repetentes e com dificuldades de aprendizado. A experiência relatada objetivou verificar a hipótese de que seria possível, à estas crianças, a superação de suas próprias dificuldades no processo de alfabetização a partir do emprego de uma prática alfabetizadora pautada em postulados construtivistas. Para tanto a autora buscou primeiramente: caracterizar sócio-culturalmente o bairro onde se localizava a escola, através de análise de documentos e entrevistas com moradores do bairro; traçar um perfil da escola, através de documentos e participação em seu cotidiano; delinear as crianças pesquisados por intermédio de entrevistas com elas e seus pais, e também por intermédio de históricos escolares e levantamento do nível sócio-econômico dos pais. Buscou-se ainda, para maior compreensão das necessidades do grupo estudado, reconstruir a história de formação da turma em questão, a 1ª D. Os conhecimentos prévios de cada criança com relação à leitura e escrita foram avaliados através de produções em ditados, histórias e atividades de escrita mediante figura. A alfabetização levou em conta a fala, reações e manifestações das crianças que foram registradas em diário de campo e fitas cassete, utilizando-se também o recurso de exposição de suas produções visando levantar as necessidades e avanços de cada criança, e assim fundamentar o desenvolvimento da linguagem e da escrita com o emprego de vários recursos favoráveis à aprendizagem das mesmas, como por exemplo, trabalhos com criações expontâneas, textos em grupos e jogos. Empregou-se o processo avaliativo usual na escola, provas bimestrais, mas foram também considerados os avanços apresentados pelas crianças. Segundo a autora os resultados alcançados foram satisfatórios, sendo que, mesmo que as crianças ,em sua totalidade, não tenham alcançado o nível de leitura e escrita ortograficamente perfeito, deram mostras de progresso em vários níveis diferentes.