CASTRO, Maria C. Saldanha de (1990)
A Superação do Realismo Nominal Lógico: Uma Questão Pedagógica
São Paulo, 1990. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de São Carlos.
A Superação do Realismo Nominal Lógico: Uma Questão Pedagógica.
Nome do Orientador: Leila Regina de Paula Nunes
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Nesta pesquisa a autora procurou averiguar a eficácia de um conjunto de procedimentos instrucionais que possibilitassem a superação do nível 1A do Realismo Nominal Lógico (RNL), período descrito por Piaget, no qual as crianças confundem a dimensão sonora da palavra com a dimensão semântica do objeto (significado). Tal confusão é considerada pelo estudioso como um obstáculo ao processo de alfabetização. Nesse sentido, os procedimentos instrucionais utilizados visavam que a criança: percebesse ruídos ambientais e aspectos da dimensão sonora dos ruídos vocais produzidos pela pesquisadora; classificasse palavras quanto a sua extensão de acordo com critérios previamente estabelecidos; evocasse palavras pequenas, médias e grandes, identificando as dimensões do significante enquanto realidades em si, dissociadas das dimensões do significado (objeto). Participaram como sujeitos desse estudo 4 crianças indicadas pela creche de uma instituição filantrópica religiosa da cidade de São Carlos (SP), selecionadas segundo critérios de idade, sexo, nível sócio-econômico, características de conduta e nível de desenvolvimento cognitivo. Com base nessas variáveis, trabalhou-se com duas crianças do sexo feminino e duas do sexo masculino, com idade de 5 anos, de nível sócio-econômico inferior e sem problemas aparentes de conduta e/ou de desenvolvimento, a partir das observações das professoras nos contatos diários. Os sujeitos, submetidos primeiramente a uma avaliação diagnóstica, demonstraram estar no nível 1A do Realismo Nominal. Depois, passou-se à fase de intervenções consecutivas, utilizando-se o conjunto de procedimentos já descritos anteriormente, com o objetivo de direcionar a atenção da criança para a percepção auditiva e evocação de palavras diferenciadas, para que ela pudesse vir a fazer comparações das dimensões sonoras e com isso dissociar significante de significado. Os resultados das intervenções, segundo a autora, foram animadores: os sujeitos investigados foram capazes de responder corretamente 60% das questões de avaliação formal, indicando a superação do nível 1A do Realismo Nominal Lógico. A seleção de estratégias que visavam o enfoque na atenção auditiva parece ter sido bastante apropriada para a percepção da dimensão das palavras, assim como da percepção das relações significante/significado.