CORREA, Maria Ângela Monteiro (1990)
De Rótulos, Carimbos e Crianças Nada Especiais
São Paulo, 1990. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia da Educação)
Universidade Estadual de Campinas.
De Rótulos, Carimbos e Crianças Nada Especiais.
Nome do Orientador: Cecilia Azevedo Lima Collares
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Um diagnóstico da deficiência mental implica e se explica em uma série de alterações na vida de uma criança. A nível educacional, ela será isolada e rejeitada pelo sistema escolar regular e, a nível pessoal, poucas serão suas expectativas de sucesso. Pretende-se neste estudo questionar e refletir sobre estes e muitos outros aspectos que, direta ou indiretamente, interferem na trajetória destas crianças, tanto em instituições especializadas, como também no ensino regular. É uma narrativa do caminho percorrido por uma equipe de profissionais que conseguiu superar as dificuldades encontradas e modificar a imagem e aceitação de uma instituição especializada para deficientes mentais, junto à população e ao sistema escolar da região. A reintegração da criança marginalizada e rotulada no ensino escolar, torna-se um desafio, pois uma vez excluída, sua volta é cercada de mitos e discriminações´-e é a questão do desvio.