CALITO, Carmem Helena Barradas (1990)
Disciplinas Básicas Para a Formação do Alfabetizador: Avaliação da Proposta Curricular de Curso Normal em Minas Gerais
Disciplinas Básicas Para a Formação do Alfabetizador: Avaliação da Proposta Curricular de Curso Normal em Minas Gerais.
Rio de Janeiro, 1990. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Nome do Orientador: Rute Vivian Angelo Baquero
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo investigar fatores de sucesso em alfabetização dentro de um universo diversificado de significados estabelecidos na interligação com os conceitos de leitura, homem, sociedade, mundo, de cada professor alfabetizador. Pretendeu-se também entender as relações entre o alfabetizador considerado bem sucedido, sua ação pedagógica, e o processo do aluno como sujeito do conhecimento. Para tanto foram realizadas com profissionais de escolas públicas, estaduais e municipais, e um estudo de caso de uma alfabetizadora bem sucedida, através de observações sistemáticas, em sala de aula acompanhadas de entrevistas. Na busca de entender o sucesso em alfabetização, fomos investigar alfabetizadores bem sucedidos dentro de um universo de relações que envolveriam diferentes cosmovisões desses alfabetizadores. É preciso entender as relações de trabalho e deformações do professor , para entender a qualidade da relação , tanto do ponto de vista da competência técnica, quanto do relacionamento interpessoal .No decorrer do trabalho , foi possível caracterizar 3 tipos de professores bem sucedidos a partir das conceptualizações de leitura de cada um dos grupos: o grupo que entende leitura como código decifrado; como decifrado com significado; e o terceiro que entende a leitura na dimensão política e como, primordialmente , busca de significados . A conclusão deste estudo indica que professores eficazes devem valorizar tanto os aspectos afetivos , quanto os cognitivos no ensino e que esses aspectos aliados ao manejo de classe facilitam a ação docente.