PRIETO, Rosângela Gavioli (1990)
Classes de Estímulos Equivalentes Com Estímulos nas Modalidades Visual e Tátil
São Paulo, 1990. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de São Carlos.
Classes de Estímulos Equivalentes Com Estímulos nas Modalidades Visual e Tátil.
Nome do Orientador: Júlio Cesar C. de Rose
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo Comparativo
Resumo: Partindo da análise de vários estudos e experimentos que, preocupados em resolver o problema educacional demonstraram a importância da estimulação sensorial para a aprendizagem da leitura e da escrita, a autora desenvolveu o presente estudo objetivando verificar se e como se estabelecem relações de equivalência intra e inter-modalidades com estímulos visuais e táteis na aprendizagem. Para tanto, 17 crianças em idade escolar ( variando entre 4 e 9 anos) participaram de arranjo experimental e sequência de treinos e testes baseados nos estudos de Devany, Hayes e Nelson, (1986) e Bush (1988). Foram realizados quatro experimentos sendo que o 1º objetivou verificar a discriminabilidade dos estímulos em cada modalidade e a possibilidade de emergência de relações de equivalência entre conjuntos diferentes de estímulos. O 2º experimento realizou treinos de intra-modalidade e depois de inter-modalidade e visando verificar a formação de relações de equivalência apresentou estímulos em modalidades inversas às envolvidas nos treinos. O 3º experimento repetiu o segundo porém, sem a inversão das modalidades. O 4º experimento procurou verificar a formação de equivalência inter-modalidades, em uma situação de treino em uma modalidade e teste em outra. A autora concluiu que as discrepânceas observadas são contrárias às predições baseadas no conhecimento das condições que geram equivalência e sugerem a análise de variáveis que podem dificultar esse processo apontando, em primeiro lugar, para as variáveis de procedimento.