CASTILLO, Hermínia Vicentelli de (1990)
Alfabetização, Leitura Crítica e a Criança Com Déficits Comportamentais
São Paulo, 1990. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade de São Paulo.
Alfabetização, Leitura Crítica e a Criança Com Déficits Comportamentais.
Nome do Orientador: Geraldina Porto Witter
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A tese compreende dois estudos experimentais, na área de leitura em criança portadora de déficits comportamentais. com os seguintes objetivos: a) verificar a eficácia do Programa Lendo e Escrevendo de WITTER e COPII (1979) na aquisição da leitura-escrita e habilidades númericas (Estudo I); b) verificar a eficiência do Programa Leitura Crítica de WITTER (1985) no que se refere a espostas textuais elaboradas e discriminação entre fantasia e realidade (Estudo II). A a mostra estrava integrada por oito sujeitos, de idades compreendidas entre 10 e 12 anos, de classe média baixa, e que frequentavam uma escola de educação especial na cidade de Maracay - Venezuela. Todos os sujeitos tinham nível educável. O delineamento foi de pré-treino e pós-testes. O treino do Estudo I teve uma duração de aproximadamente 4 meses e 2 semanas. No estudo II se realizaram 19 sessões com uma duração de 40 minutos cada uma. Os resultados obtidos em ambos os estudos demonstraram a eficiência dos programas empregados para a consecussão dos objetivos propostos.