ARAÚJO, Maria Noemi de (1990)
"Mas Eu Escrevi do Meu Jeito": Histórias de Construções de Leituras e de Escritas
São Paulo, 1990. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Estudos Pós-Graduados em Educação: História e Filosofia da Educação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
"Mas Eu Escrevi do Meu Jeito": Histórias de Construções de Leituras e de Escritas.
Nome do Orientador: Sarita Maria Affonso Moisés
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A partir de relato sobre um projeto de alfabetização desenvolvido na rede pública de São Paulo (projeto de pesquisa "Antecipação", 1985), de que participou, e com base nos princípios e pressupostos sócio-interacionistas que fundamentaram esse projeto, a autora desenvolveu pesquisa tendo como objeto construções de leituras e escritas em duas turmas de pré-escola, de uma instituição particular de ensino em que atuou como professora, durante dois anos letivos (1986-87). A autora acompanhou e observou a interação das crianças com o objeto de conhecimento - a língua escrita, seus conflitos e dificuldades, as interferências da instituição e do meio sócio-cultural a que pertenciam. No contexto da sala de aula, procurou desenvolver com as crianças um trabalho calcado na ação, nas trocas de experiências e de idéias, explorando seus recursos lingüísticos, sua criatividade e imaginação, enfatizando o trabalho coletivo e socializado, e a produção da escrita a partir do contato com diferentes portadores de textos. A autora conclui que a constituição do leitor-escritor está associada à construção de sua escrita, à compreensão e reflexão do professor sobre a natureza social da linguagem das crianças, e a um processo dinâmico que focalize a escrita como forma de construção das relações pessoais, de organização das pessoas e da própria sociedade.