ZACCUR, Edwiges Guiomar dos Santos (1991)
A Construção do Leitor/Autor: Um Desafio a Escola Progressista
Rio de Janeiro, 1991. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal Fluminense.
A Construção do Leitor/Autor: Um Desafio a Escola Progressista.
Nome do Orientador: Regina Leite Garcia
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objeto da minha investigação está centrado na relação linguagem-fracasso escolar, entendida como um processo que tem origem fora da escola, mas é nela produzido. Tendo como suporte a metodologia marxista, investigo a origem do fracasso escolar a partir da alienação da linguagem e do trabalho dos dominados no interior das relações capitalistas. Discuto, em seguida, a permanência e a superação da matriz positivista no ensino da língua, apoiada na discussão teórica das concepções conflitantes de Saussure e Bakhtin sobre a linguagem. Acompanho, ainda, o movimento de construção do leitor-autor que se dá na pesquisa "alfabetização do objeto investigado" — a alfabetização, vista desde o princípio sob o prisma da construção de leitores-autores. A síntese provisória da minha investigação aponta a escola positivista e burguesa como espaço de desconstrução do leitor-autor. No entanto, defendo e demonstro ser possível a utopia de uma escola progressista que responda ao desafio da construção de leitores-autores, capazes de "ler" e "dizer" o mundo e, portanto, transformá-lo.