PINTO, Jaqueline Moll (1991)
Reinventando no Cotidiano o Processo de Alfabetização: Um Estudo de Caso Sobre o Sucesso na Aprendizagem da Língua Escrita em Turmas Repetentes
Rio Grande do Sul, 1991. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Reinventando no Cotidiano o Processo de Alfabetização: Um Estudo de Caso Sobre o Sucesso na Aprendizagem da Língua Escrita em Turmas Repetentes.
Nome do Orientador: Délcia Enricone
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo de Caso
Resumo: A pesquisa objetivou investigar práticas pedagógicas desenvolvidas na 1ª série do 1º grau com alunos repetentes e multirrepetentes que tinham como fundamento os postulados da Psicogênese da língua escrita. Quanto à metodologia, optou-se pela realização de um estudo de caso, abrangendo duas turmas de 1ª série de escolas estaduais localizadas em Porto Alegre. Tais classes foram intencionalmente escolhidas pela pesquisadora, por dois motivos: os alunos eram provenientes de camadas populares e existia conhecimento, por parte do professor-regente, dos fundamentos psicogenéticos. Os procedimentos de pesquisa foram: observações descritivas em sala de aula; entrevistas semi-estruturadas; análise documental, incluindo boletins estatísticos, atas de resultados finais (números e percentuais de aprovação, reprovação, evasão e transferência), fichas de matrícula, avaliações de alunos, diário do professor, cadernos e produções diversas. Por fim, realizou-se a análise dos dados coletados, buscando-se relações significativas entre a prática desenvolvida em sala de aula e os paradigmas teóricos embasadores dessa prática. A análise permitiu concluir que: a modificação estrutural nas concepções de alfabetização apresentou-se como característica fundamental na produção do sucesso escolar, restituindo-se à língua escrita o caráter social e comunicativo que lhe é inerente; a escola, como espaço pedagógico de construção do conhecimento, garantiu a consonância e a permanência dos alunos no decorrer do ano letivo, rompendo com a lógica da exclusão; a avaliação passou a ser instituída como prática diagnóstica e instrumento reorganizador da proposta pedagógica; houve também uma redefinição da postura do professor, que passou a interagir horizontalmente com os alunos. Enfim, os resultados da pesquisa apontaram uma escola possível que precisa, através do esforço político coletivo, qualificar-se para consolidar-se como direito de todos.