LAMY, Gersolina Antônia de Avelar (1991)
A Alfabetização Montessoriana Face a Teoria Construtivista-Interacionista de Alfabetização
A Alfabetização Montessoriana Face a Teoria Construtivista-Interacionista de Alfabetização.
São Paulo, 1991. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade de São Paulo.
Nome do Orientador: Maria Amélia Azevedo
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi o de refletir sobre os pressupostos montessorianos à luz do constutivismo-interacionismo visando o resgate da proposta montessoriana. Primeiramente a autora realizou uma análise histórico-filosófica da Escola em si e das diversas tendências pedagógicas existentes (Tradicional / Liberal/ Progressista). Num segundo momento efetivou-se uma análise das fundamentações teóricas do construtivismo-interacionismo com base em seus autores: Piaget, Vygotsky, Ferreiro e Teberosky, focalizando ainda a questão do ensino da leitura-escrita no processo de alfabetização, os métodos utilizados, as atividades do sujeito, o contexto da aprendizagem e a figura do professor. Na 3ª parte do trabalho a autora explanou sobre a teoria montessoriana de alfabetização, incluindo uma biografia de Montessori e uma análise dos fundamentos teóricos de sua proposta, para então, na 4ª parte da tese, realizar uma comparação entre a proposta de alfabetização escolar constutivista-interacionista e a proposta montessoriana. Confrontando características básicas tais quais ideário pedagógico, concepção de leitura-escrita e concepção de alfabetização entre outras, e analisando as proposta didáticas de cada corrente teórica a autora concluiu que, na área de alfabetização escolar, os fundamentos Associacionista montessorianos se distanciam bastante das posições construtivistas de Piaget, o que resulta em diferentes concepções de leitura e escrita nas duas abordagens. Por outro lado a detectou como pontos de proximidade entre as duas abordagens o não uso de cartilha ou pré-livro, a intervenção centrada em atividades, a avaliação formativa, entre outros.