CALIL, Eduardo (1991)
A Construção de Zonas de Desenvolvimento Proximal em Um Contexto Pedagógico
São Paulo, 1991. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade de São Paulo.
A Construção de Zonas de Desenvolvimento Proximal em Um Contexto Pedagógico.
Nome do Orientador: Hercília Tavares de Miranda
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo explicitar e analisar alguns dos procedimentos utilizados por alunos pré-escolares e pelo professor ao interagirem em situações de aprendizagem que envolvessem a construção e a aquisição da língua escrita. A análise das situações interativas teve como referencial a perspectiva vygotskiana, partilhando do conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal , e a teoria da Psicogênese desenvolvida por Emília Ferreiro e colaboradores. O objetivo do trabalho surgiu da observação da própria prática pedagógica do pesquisador. A pesquisa foi desenvolvida durante o primeiro semestre de 1989 em uma turma de pré-escola mantida da rede particular de ensino - Escola da Vila, composta por 21 crianças (10 meninos e 11 meninas) com idade média de 6 anos. Optou-se por realizar um estudo transversal. Foram coletados dados de situações de produção escrita em díades - atividades normais de programação de classes - com as crianças concentradas em pequenos grupos, de acordo com o grau de amizade e o nível de conceptualização da língua escrita de cada uma delas. Utilizou-se como recursos de apoio filmagens das situações descritas, registros em um diário de classe e a análise periódica das produções escritas das crianças. Pela observação e análise das situações de interação em sala de aula foi possível extrair as seguintes conclusões: a discussão entre iguais em uma sala de aula, durante a realização de uma tarefa pode ser extremamente rica e detonadora de uma quantidade infinita de significações, conflitos e negociações indispensáveis à constituição de sujeitos ativos; o processo de ensino-aprendizagem é construído mutualmente através da ação partilhada e conjunta entre os participantes; em graus diferentes, as inter-relações entre todos os mecanismos presentes no processo interacional são construídas a partir da atuação dos participantes nas atividades, do conhecimento prévio que possuem, das experiências passadas compartilhadas com o parceiro, etc.