NASCIMENTO, Marlei Gomes do (1991)
A Criança e a Escrita, Um Aprendizado Baseado no Trabalho: a Revisão nas Produções Escritas de Crianças
São Paulo, 1991. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Linguística)
Universidade Estadual de Campinas.
A Criança e a Escrita, Um Aprendizado Baseado no Trabalho: a Revisão nas Produções Escritas de Crianças.
Nome do Orientador: Maria Laura Trindade Mayrink-Sabinson
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O presente trabalho delineou-se a partir da bem sucedida reformulação que a autora empreendeu na própria prática como alfabetizadora, em que a mesma abandonou o uso da cartilha e organizou o programa de alfabetização de uma classe, tomando por base a publicação intitulada Roteiro de sugestões para os professores alfabetizadores de Cagliari (UNICAMP/1983). Objetivando refletir sobre a importância da revisão de textos, feita pela própria criança, a autora realizou uma pesquisa na qual procurou detectar quais os elementos priorizados, pelas crianças, nas revisões das produções em sala de aula e a contribuição deste trabalho para o desenvolvimento da linguagem escrita das mesmas. Atuaram como sujeitos 6 crianças (3 meninas e 3 meninos) de oito anos, alunos do 2º ano do Ciclo Básico de uma escola pública da periferia de Campinas, escolhidas segundo os critérios da assiduidade às aulas e da riqueza de suas produções textuais (criatividade, clareza, etc.). Os dados foram coletados através de anotações dos procedimentos e comentários em sala de aula; observação e registro dos esforços das crianças nas atividades escritas; fichas de registro de livros retirados para leitura. Todos procedimentos adotados buscavam incentivar a leitura e escrita expontânea para que ocorresse então a revisão, com a correção das falhas numa reescrita. A autora objetivava com esta metodologia levar a criança a refletir, a questionar sobre a escrita, sua ou de um colega, numa interação escritor/leitor. Os resultados ressaltaram a importância da interação da criança com sua própria produção e com a de outros, uma vez que tal proceder resultava em um envolvimento maior com o texto. A autora concluiu que as atividades de leitura e escrita deveriam tornar-se mais significativas, levando-se em consideração as hipóteses das crianças, permitindo-lhes construir a própria escrita.