ROSA, Iara Sanches (1991)
A Criança e a Linguagem Escrita: Teoria e Prática da Alfabetização Numa Perspectiva Psicogenética
São Paulo, 1991. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade de São Paulo.
A Criança e a Linguagem Escrita: Teoria e Prática da Alfabetização Numa Perspectiva Psicogenética.
Nome do Orientador: Maria Regina Maluf
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este trabalho objetivou demonstrar a importância da reflexão do professor sobre sua prática, a partir de uma base - fundamentação teórica - como fator indispensável para se alcançar uma ação pedagógica destinada a ajudar crianças provenientes de classes populares a aprenderem a ler e a escrever. O trabalho consistiu numa pesquisa-ação, sendo desenvolvido em uma classe de 1ª série do 1º grau, em uma escola da rede municipal de ensino, situada na periferia da cidade de São Paulo. Esta classe, formada por alunos com 7 anos completos ou a completar no decorrer do ano letivo de 1987, caracterizava-se pelo fato de as crianças não terem passado por nenhum ensino sistemático da língua escrita. O grupo era composto por 29 alunos - 13 meninos e 16 meninas, até o final do 1º semestre, terminando o ano letivo com 25 alunos, os quais 20 foram aprovados. Os instrumentos de análise foram os registros diários da ação em sala de aula e entrevistas individuais que serviram de suporte na avaliação dos níveis de conceituação da língua escrita das crianças. O diário de classe possibilitou a recuperação de dados que permitiram observar os avanços de cada aluno, bem como o levantamento de hipóteses sobre quais situações e atividades propostas contribuíram para tal avanço. A análise dos dados evidenciou que as crianças de classes populares são bem sucedidas no processo de alfabetização desde que tenham contato com o código escrito em situações funcionais de aprendizagem. Além disso ficou explícito que o conhecimento do processo de aprendizagem de cada criança e de sua realidade pelo professor-alfabetizador é condição indispensável à construção de uma ação pedagógica eficaz e comprometida com a cidadania.