ROCHA, Eloisa Acires Candal (1991)
Pre-Escola e Escola : Unidade Ou Diversidade?
Santa Catarina, 1991. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Santa Catarina.
Pre-Escola e Escola : Unidade Ou Diversidade?.
Nome do Orientador: Sônia Kramer
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo Comparativo
Resumo: O trabalho objetivou encontrar o elo de ligação entre a escola e a pré-escola, na tentativa de que se construa a sua integração(unidade), buscando contribuir para o redimensionamento da prática pedagógica da escola e da pré-escola, tendo em vista a consolidação do processo de alfabetização. Objetivou-se sobretudo compreender a relevância da integração do trabalho pedagógico (entre o pré e o 1º grau), para que se concretize a leitura/escrita, e inversamente, a relevância da linguagem (escrita), como elo articulador desta integração. A autora realizou observações em sala de aula, entrevistas e análise documental no intuito de obter uma caracterização do trabalho pedagógico, bem como uma identificação das concepções subjacentes a ele e que lhe servem de orientação. Atuaram como sujeitos da pesquisa três turmas de 1ª série, três classes de pré-escolar e suas respectivas professoras. A autora constatou que os dois níveis de ensino se caracterizam pela tentativa de desapropriação do conhecimento tanto dos alunos quanto dos professores, que vêem negados os seus papeis de sujeitos da relação pedagógica. Segundo a autora dos professores devem buscar a reapropriação do conhecimento sobre o próprio saber/fazer visando consolidar uma prática pedagógica articulada à realidade concreta e que situe os sujeitos como os construtores de sua própria história.