SIMONE, Rosa Leone (1991)
A Prática de Leitura nas Séries Iniciais do 1º Grau: Relato de Uma Experiência
A Prática de Leitura nas Séries Iniciais do 1º Grau: Relato de Uma Experiência.
São Paulo, 1991. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de São Carlos.
Nome do Orientador: Eglê Pontes Franchi
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O presente trabalho é um relato de experiência aplicada a uma classe de Ciclo Básico(continuidade) de uma escola pública de São Carlos/SP., cujo objetivo foi o de trabalhar a leitura como uma forma de ampliação da linguagem, buscando desenvolver procedimentos alternativos que pudessem contribuir para incentivar a criança a ler, a ter gosto pela leitura desde o início da escolarização, através de atividades simples que viessem a valorizar a experiência que cada criança traz com relação à leitura e demonstrar como o professor pode se utilizar dessas experiências para incentivar o aluno a ser um leitor atuante. Atuaram como sujeitos 19 meninos e 18 meninas egressos do Ciclo Básico Iniciante, com domínio dos conteúdos mínimos de alfabetização, e a professora regente. Os dados foram coletados através de observação em sala de aula, análises do Plano Escolar e do Plano do Ciclo Básico, tendo a pesquisadora realizado ainda intervenções semanais cujos dados foram registrados em Diário de Campo. Nestas intervenções semanais denominadas Encontro de Leitura a autora desenvolveu junto às crianças uma série de atividades: leitura planejada, reconto, desenho e dramatização de textos lidos, passeios a ambientes extra-sala e extra-escola possibilitando assim uma concepção de leitura não restrita à linguagem escrita. A autora concluiu que as estratégias utilizadas durante a intervenção contribuíram para um avanço conceitual das crianças que foi demonstrado através da mudança de atitudes e de comportamento observados nelas em relação à leitura.