CIPRIANO, Emília Maria Bezerra (1991)
Especialista e Alfabetizador: a Construção da Práxis Pedagógica Pelo Diálogo
São Paulo, 1991. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia da Educação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Especialista e Alfabetizador: a Construção da Práxis Pedagógica Pelo Diálogo.
Nome do Orientador: Bernardete Angelina Gatti
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Relato de Experiência
Resumo: Este estudo relata a experiência conjunta de uma especialista (a própria pesquisadora) e uma alfabetizadora, visando a construção de uma práxis pedagógica calcada nos fundamentos teóricos de Emília Ferreiro e colaboradores. Assim, o trabalho apresenta como proposta uma intervenção participativa, direta e contínua, numa perspectiva de diálogo, tendo como referência a própria prática da alfabetizadora desenvolvida no cotidiano de uma escola pública. O desafio enfrentado foi a reconstrução da teoria referente à Psicogênese da Língua Escrita a partir de uma reflexão sobre a prática. A escolha da escola se deu após a realização de entrevistas com assistentes pedagógicas das Delegacias de Ensino de Diadema, sendo selecionada uma instituição localizada na região periférica da cidade. A escolha da alfabetizadora seguiu os critérios: estar inteiramente envolvida em seu trabalho, ser sensível à realidade da escola pública e ter expectativas de mudança em relação a essa realidade. A autora, juntamente com a alfabetizadora selecionada, procuraram realizar um trabalho que focalizasse os alunos como sujeitos ativos do processo de aprendizagem, pelo diálogo, participação, construção e reconstrução de suas hipóteses e conceitos. Um ambiente alfabetizador propiciou o contato com a escrita e a descoberta da própria identidade das crianças. Foram propostas atividades em que os alunos pudessem criar, dialogar, expressar-se, num clima de construção e descobertas. Isso tudo, contanto com a participação ativa dos pais, comunidade, demais professores e alunos. A alfabetizadora, pela discussão contínua de sua prática, tornou-se mediadora entre o conhecimento sistematizado e o aprendiz. Além do mais, a experiência propõe uma reflexão por parte de todos os envolvidos, pela importância da análise do cotidiano como referência para o início de qualquer ação.