PERSONA, Rosa Maria Jorge (1991)
Alfabetização: Prática Pedagógica de Professores Considerados Bem Sucedidos
Alfabetização: Prática Pedagógica de Professores Considerados Bem Sucedidos.
Mato Grosso, 1991. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Mato Grosso.
Nome do Orientador: Maria de Lourdes Bandeira Lamonica Freire
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este trabalho tem como foco de análise a prática da alfabetização de professores em Mato Grosso com início de carreira a partir de 1934 até 1988. Os professores em tela são considerados por seus pares e pela comunidade onde atuam, profissionais bem-sucedidos na prática pedagógica da alfabetização. A análise do discurso desses professores revela algumas regularidades que permitiram a construção de categorias especiais de análise, referidas na lógica interna dos seus depoimentos: conhecimento da ação de alfabetizar, conceituação e métodos de alfabetização, uso de cartilhas, sistema de avaliação e relação professor-aluno. Para os professores entrevistados, o curso de formação não lhe deu o preparo necessário. A pesquisa permite identificar dois fatores de êxito na alfabetização: a autonomia do alfabetizador quanto à sua própria metodologia de ensino e ao recurso didático empregado e a atividade como característica dominante na relação pedagógica que se estabelece entre professor e aluno, (...)