BRANCO, Verônica (1991)
A Construção da Escrita Pela Criança
Paraná, 1991. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Paraná.
A Construção da Escrita Pela Criança.
Nome do Orientador: Rejane de Medeiros Cervi
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo de Caso
Resumo: O presente trabalho traz um levantamento dos estudos que contribuíram para o entendimento de problemas relacionados ao processo de alfabetização, estudos estes que a autora enquadrou cronologicamente no âmbito internacional, nacional e paraense. Objetivando, ainda, investigar qual o saber específico indispensável ao professor-alfabetizador para orientar de forma séria e competente o processo da alfabetização infantil, a autora desenvolveu uma pesquisa, ao longo de 4 anos, que, dentro do binômio integrado da teoria x prática, teve vários momentos. Inicialmente foi empregado o método de exploração clínica piagetiano, com entrevistas individuais ou em grupo, junto a 30 crianças na faixa etária de 4 a 6 anos, pertencentes às classes baixa e média, freqüentadoras ou não de pré-escola. Num segundo momento, foi empregada a testagem clínica segundo Ferreiro (1984, 85, 86) a 25 crianças que se enquadravam no mesmo molde das anteriores e ainda a um menino de 13 anos, que já havia cursado irregularmente a 1ª série por 4 anos em diversas escolas públicas de Curitiba. A testagem constituía-se de uma sessão de aproximadamente 40 minutos para verificação da capacidade de representação e da escrita espontânea, reconhecimento da quantidade e variedade de caracteres, reconhecimento de numerais e letras e realização de leitura com imagens. Para interpretação dos dados coletados, a autora buscou fundamentação teórica para um reforço dos conhecimentos psicogenéticos dos processos de leitura e escrita, retornando a campo, logo após, para construir e testar alguns materiais de aprendizagem. Ao concluir a pesquisa, a autora afirmou que o professor alfabetizador deve ter conhecimento do %u201Cobjeto escrita%u201D e da linguagem, e conhecer as fases e hipóteses da construção da escrita pela criança.