CUNHA, Maria de Fátima Pires Carneiro da (1991)
Desenvolvimento Psicomotor e Cognitivo: Influência na Alfabetização de Crianças de Baixa Renda
São Paulo, 1991. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade de São Paulo.
Desenvolvimento Psicomotor e Cognitivo: Influência na Alfabetização de Crianças de Baixa Renda.
Nome do Orientador: Antônio Paschoal Rodolpho Agatti
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo de Caso
Resumo: Tendo como referência os altos índices de reprovação escolar, a controvertida questão dos pré-requisitos para a alfabetização, e os diferentes processos teóricos que descrevem o como se aprende a ler e a escrever, a autora objetivou verificar quais aspectos do desenvolvimento lógico, conceitual e psicomotor foram mais relevantes no processo de alfabetização de crianças de 1ª série de classes populares. Pretendeu-se, pois, determinar quais as relações desses aspectos com o processo de aprendizagem da língua escrita e suas implicações no desempenho escolar dos alunos. O estudo, de caráter exploratório, foi realizado na cidade de Maringá - Paraná. Os sujeitos da pesquisa foram 120 alunos com idade entre 6 anos e 3 meses a 8 anos e 2 meses, que cursavam a 1ª série em três escolas estaduais que atendiam, geralmente, à população de baixa renda. Inicialmente foram aplicados, individualmente, testes que tinham como eixo a abordagem psicogenética, objetivando estabelecer os níveis de desenvolvimento em que se encontravam as crianças. Posteriormente realizou-se a avaliação do rendimento dos alunos em leitura e escrita, recorrendo-se ao Teste de Aproveitamento em Leitura e Escrita - TLE; organizado segundo itens que abrangessem o conteúdo visto em sala de aula, bem como a forma como este conteúdo era comunicado na prática pedagógica. O teste foi aplicado coletivamente e era constituído de atividades relativas à escrita de palavras, de sentenças e de outras atividades como ditado, leitura e interpretações de texto. Também foram realizadas entrevistas com as professoras das turmas selecionadas no sentido de extrair pelos seus discursos, as concepções de alfabetização e métodos utilizados. Os resultados evidenciaram que as variáveis do desenvolvimento mais importantes para o processo de aprendizagem da leitura e escrita forma o conceitual e o psicomotor, podendo ser também mediadoras das influências das variáveis externas, tais como nível sócio-econômico, fatores intra-escolares, o sistema político-social. Os dados obtidos também permitiram concluir que a capacidade cognitiva dos alunos não pode ser considerada e estar longe de ser determinante das reprovações. De modo geral, as crianças com níveis mais altos de desenvolvimento foram os que apresentaram os melhores resultados (rendimento) na aprendizagem da leitura e da escrita.