GUIMARÃES, Iolanda Brito (1991)
Construtivismo: Uma Via Aberta Para a Alfabetização? (Um Exame da Concepção Dealfabetização Formulada Por Emília Ferreiro)
Rio Grande do Norte, 1991. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação Pré-Escolar)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Construtivismo: Uma Via Aberta Para a Alfabetização? (Um Exame da Concepção Dealfabetização Formulada Por Emília Ferreiro).
Nome do Orientador: Maria do Rosário da Silva
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Pedagogia
Natureza do Texto: Ensaio
Resumo: Este estudo objetivou examinar criticamente os princípios que fundamentam a concepção de alfabetização formulada por Emília Ferreiro, especialmente os postulados do construtivismo-interacionismo piagetiano e focalizar até que ponto a aplicação das formulações construtivistas contribuem para a redução do fracasso escolar na alfabetização registrado na escola pública. No desenvolvimento do trabalho, optou-se pela pesquisa bibliográfica , através de uma revisão orientada por três planos: o primeiro abrangendo fundamentos psicopedagógicos das reflexões de Ferreiro; o segundo incluindo a produção da autora acerca da construção da escrita e o terceiro, realizando o confronto da concepção de alfabetização examinada com a abordagem piagetiana da linguagem, desenvolvimento se aprendizagem. As conclusões evidenciaram que a concepção de alfabetização assumida por Emília Ferreiro é uma forma possível de viabilização do ensino da leitura e da escrita, possuindo um caráter remediativo. A autora inferiu, no entanto, que as formulações de Ferreiro não desvelam as raízes das contradições sociais determinantes do cotidiano das crianças que fracassam na escola; não assegurando, por si só, a solução dos insucessos na alfabetização.