VALENTE, Wagner Rodrigues (1991)
Cotidiano Escolar: Prática Pedagógica e Saber Docente
São Paulo, 1991. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em História da Educação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Cotidiano Escolar: Prática Pedagógica e Saber Docente.
Nome do Orientador: Mirian Jorge Warde
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo de Caso
Resumo: Partindo da premissa de que o professor, na tarefa educativa, constrói um saber cotidiano que se apresenta como ferramenta básica em seu trabalho pedagógico, o autor procura, nesse estudo, discutir e investigar como se processa a construção desse saber, analisando, para tanto, o cotidiano escolar; de modo a avançar na compreensão da prática pedagógica do professor alfabetizador. O autor recorreu a pesquisas bibliográficas que descreviam e/ou analisavam questões referentes ao cotidiano escolar; saber científico e saber escolar; saber docente. Em seguida, optou-se pelo trabalho de campo através de observações e descrições das práticas pedagógicas de três professoras de classes de alfabetização - uma de pré-escola e as outras duas de 1ª e 2ª séries do Ciclo Básico de Alfabetização (CBA1 e CBA2), respectivamente. Pelo desenvolvimento do trabalho de campo, seguido de descrições de situações didático-pedagógicas e das análises do material coletado, observou-se que as professoras selecionadas para comporem a amostra da pesquisa participavam de um processo de construção e (re) construção de um saber prático, às vezes distanciado de um saber mais fundamentado à respeito da alfabetização, (re) produzindo práticas pedagógicas sedimentadas na dicotomia teoria (discurso) e prática (ação).