MELLO, Heliane Gramiscelli Ferreira de (1992)
Alfabetização: Um Estudo Preliminar Sobre a Leitura Com Imagem
São Paulo, 1992. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Psicologia Escolar)
Universidade de São Paulo.
Alfabetização: Um Estudo Preliminar Sobre a Leitura Com Imagem.
Nome do Orientador: Maria Amélia Azevedo
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Com base nos referenciais teóricos de Vygotsky, Ferreiro e Teberosky, a autora realizou uma pesquisa onde visava a construção de propostas de atividades que pudessem ajudar no processo de aprendizagem da leitura e da escrita, objetivando também pesquisar a progressão evolutuva da leitura com imagem propostas por Ferreiro e Teberosky, com intuito de repensar a intervenção pedagógica e o processo de alfabetização. O presente estudo trouxe ainda uma visão histórica da alfabetização no Estado de Minas Gerais. Foram sujeitos desta pesquisa duas turmas do 2º período da Creche do Campus/UFMG, cuja idade das crianças era de 5 a 6 anos, sendo que 12 delas compunham o Grupo Experimental (GE) e 14 o Grupo de Controle (GC), equiparados quanto ao nível sócio-econômico-cultural. Os trabalhos que iniciaram-se no segundo semestre de 1988 e estenderam-se até o final de 1990 realizaram-se em várias fases, sendo uma destas destinada ao pré-teste que constituiu-se de tarefas de conceituação aplicadas individualmente que objetivavam verificar a leitura com imagem. Os resultados alcançados indicaram a pertinencia da intervenção pedagógica construtivista socio-interacionista deliberada e sistemática visando ampliar as possibilidades de comunicação da criança a fim de que construa um discurso mais completo. Foi então utilizado, prioritariamente com o GE, o trabalho com jogos linguísticos, canções e poesia, visando maior desenvolvimento da linguagem oral. Para desenvolvimento da oralidade e da escrita utilizou-se a leitura de diversos tipos de texto e reescrita e empregou-se ainda a pintura,o desenho,a modelagem e a cerâmica na busca de outras formas representações da criança para a linguagem falada. No pós-teste verificou-se que o tipo de imagem decide o tipo de leitura feita pela criança, mas que esta leitura não sofre uma progressão evolutiva como proposta por Fereiro e Teberosky. Apenas o GE apresentou progresso no desempenho oral quanto à estruturação linguística.