KLEIN, Ligia Regina (1992)
Percalcos do Discurso Pedagogico em Tempos de Indefinição
Percalcos do Discurso Pedagogico em Tempos de Indefinição.
São Paulo, 1992. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Nome do Orientador: Lízia Helena Nagel
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O presente trabalho objetivou ser uma contribuição ao debate sobre os pressupostos teórico-metodológicos da atividade docente, na medida em que se propõe a uma análise dos elementos predominantes do discurso pedagógico em vigência atualmente. Considerando que a questão da alfabetização tem sido um dos focos, por excelência, das preocupações pedagógicas, a autora desenvolveu algumas considerações sobre os princípios teóricos que estão predominantemente norteando as propostas de ensino da língua escrita e que guardam estreita relação com os princípios gerais formulados para o ensino, hoje. Para tanto, a autora enfocou três princípios representativos das novas orientações norteadoras da alfabetização: 1º - O aluno constrói o conhecimento; 2º - O professor deve respeitar as características individuais e o ritmo dos alunos nesse processo de construção; 3º - O professor deve respeitar o erro do aluno, porque construtivo. Na análise dos princípios apontados a autora afirmou que não basta que o professor entenda a alfabetização como um processo. É preciso que ele leve também o aluno a percebê-la assim.A autora concluiu que tais princípios, tal como estão sendo proclamados e apreendidos pelo professorado, não apreendem concretamente a realidade humana e têm representado, inclusive, uma negação da própria ação pedagógica.