CARDOSO, Luzimar da Silva (1992)
Uma Exploração Sobre os Procedimentos na Alfabetização: Estudo de Caso
Uma Exploração Sobre os Procedimentos na Alfabetização: Estudo de Caso.
Bahia, 1992. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal da Bahia.
Nome do Orientador: Miguel Angel Garcia Bordas
Área: Em Análise
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo de Caso
Resumo: O estudo teve por objetivo observar, descrever e analisar os procedimentos didáticos postos em uso na alfabetização da rede pública de ensino da cidade de Salvador, buscando ao mesmo tempo, verificar a que teorias ou pressupostos teóricos tais procedimentos atendem, e que efeitos têm sobre o educando. Para tal foram observadas durante um ano duas turmas de 1ª série de duas escolas públicas de Salvador, uma Estadual e a outra Municipal localizadas na periferia da cidade. Para a coleta de dados foram utilizadas cinco fichas: caracterização da clientela; registro de desempenho do aluno; registro de desempenho do professor; matriz analítica para registro dos dados das propostas curriculares adotadas pelas escolas; informações complementares que incluem o nível de escolaridade dos pais, detalhes, e, seus materiais de leitura preferidos. Foram priorizadas as discussões, falas, citações e observações, tendo como preocupação central apreender o sujeito cognocente, centro do seu aprendizado da leitura e escrita. As produções escritas dos alunos foram selecionadas e também analisadas. As análises e observações levaram o autor as seguintes considerações: a prática da produção de textos frases na escola da rede municipal tem sido priorizado em relação a escola da rede estadual; na maioria das vezes, nas escolas pesquisadas, a prática da produção de textos não tem correlação com a prática da leitura de textos, gerando desinteresse e descontextualização; em relação às tarefas e aos materiais de leitura, a escola da rede estadual adota um método eminentemente dito tradicional, a escola da rede municipal, apesar de revelar alguns avanços, não assimilou por inteiro os pressupostos teóricos e metodológicos da teoria construtivista no campo da alfabetização. Verificou se existir uma correlação direta entre a competência técnica do professor e o desempenho, do aluno nas classes de alfabetização. Ao final , a autora conclui que, a teoria construtivista, sendo a que prioriza o sujeito cognoscente como centro do seu conhecimento, possibilita aos educandos uma alfabetização mais criativa, integrada e ampla.