SOARES, Amelia Maria Jarmendia (1992)
Inovações Conceituais nas Propostas Pedagogicas de Alfabetizacao : Tentativas, Impasses e Tendências
São Paulo, 1992. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade de São Paulo.
Inovações Conceituais nas Propostas Pedagogicas de Alfabetizacao : Tentativas, Impasses e Tendências.
Nome do Orientador: Fernando Marson
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo Longitudinal
Resumo: O presente trabalho objetivou, através de análise documental, refletir sobre o Ensino de Língua Portuguesa na 1ª série do 1º grau, na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, buscando identificar o que se tem feito para redimensionar a Prática Pedagógica da Alfabetização, qual a tendência observada no momento atual e, na medida do possível, fazer algumas inferências sobre a importância das mudanças que vêm sendo introduzidas, não apenas no que se refere à sua adequação à clientela majoritária da escola pública, mas também, ao ensino da Língua Portuguesa ao longo do 1º grau. Neste intuito foi analisada a alfabetização na rede municipal de ensino (1976-1988) detendo-se principalmente na década de 80 investigando a Proposta de Alfabetização para Classes de 1ª série com Dificuldade de Aprendizagem - 1985, a Proposta Alternativa d Alfabetização - 1987 e a Proposta de Construção de um Trabalho Alternativo de Alfabetização - 1989/1992. A autora concluiu que as atuais práticas pedagógicas já não são tão homogêneas , visto que o professores, assim como os alunos, encontram-se em diferentes níveis de construção. Porém, há necessidade de instrumentalizar o professor para que este redimensione a própria prática, e é esta a proposta desta dissertação, na medida em que visa possibilitar uma reflexão sobre o "fazer" pedagógico.