NAVES, Marisa Lomonaco de Paula (1992)
Estudo Sobre a Relacao Entre a Reversibilidade de Pensamento e a Conceituacao da Língua Escrita na Criança
São Paulo, 1992. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual de Campinas.
Estudo Sobre a Relacao Entre a Reversibilidade de Pensamento e a Conceituacao da Língua Escrita na Criança.
Nome do Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo Comparativo
Resumo: Tendo como referências as reflexões da Piaget acerca do processo de construção do conhecimento e de Emília Ferreiro sobre a psicogênese da língua escrita, a pesquisa pretende examinar a relação existente entre níveis de representação da escrita pela criança eos processos construtivos da inteligência, focalizados no princípio da reversibilidade do pensamento. Para isso, a autora analisou, de um lado, aspectos relativos ao desenvolvimento de estruturas operatórias, procurando destacar, a partir de respostas dadas pelos sujeitos, argumentos indicadores dos diferentes níveis de construção da reversibilidade do pensamento. Por outro lado, serão também destacados os níveis de construção da leitura e escrita em que se encontravam os sujeitos. Em seguida, os dois conjuntos foram comparados no intuito de evidenciar a relação entre os processos de construção do pensamento reversível e a psicogênese da língua escrita. O estudo foi desenvolvido com 23 sujeitos, com idade entre 5 e 7 anos, matriculados em duas pré-escolas públicas de Uberlândia (MG) que diferiam entre si quanto à concepção teórico-metodológica do processo de alfabetização. Constituíram-se em instrumentos de pesquisa entrevistas realizadas com cada sujeito; provas piagetianas de conservação de quantidades descontínuas (discretas) e contínuas (líqudos e massa), de classificação (frutas e flores) e de seriação. Para avaliar os níveis de conceituação da língua escrita em que se encontravam os sujeitos, foram aplicadas duas situações experimentais, visando a verificação dos modos de interpretação de textos acompanhados de imagem (leitura com imagem); os níveis de desenvolvimento da escrita. A análise dos dados revelou que níveis mais avançados de conceituação da língua escrita ocorriam, principalmente, em sujeitos que apresentavam reversibilidade de pensamento. E que não apenas as estruturas cognitivas reversíveis facilitavam a compreensão do código escrito, como também as interações com este objeto de conhecimento e sua progressiva apropriaçào enriqueciam as estruturas cognitivas do sujeito, favorecendo a conquista da reversibilidade do pensamento.