PACHECO, Cecília Maria Goulart (1992)
Um Estudo Exploratório de Aspectos do Processo de Produção de Textos Escritos Por Crianças de 7 Anos
Rio de Janeiro, 1992. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Letras)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Um Estudo Exploratório de Aspectos do Processo de Produção de Textos Escritos Por Crianças de 7 Anos.
Nome do Orientador: Leticia Sicuro Correa
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O estudo analisa aspectos do processo de produção de textos escritos por crianças de 7 anos. A perspectiva psicolingüística que orienta o trabalho levou a observar as soluções que as crianças dão, neste processo, a algumas demandas cognitivas que a produção do texto escrito apresenta. A partir de um modelo teorico de produção de textos reais apresentou-se questões relativas à aquisição da língua escrita e à situação de produção da mesma, chegando à conceituação de texto escrito. A partir destas considerações, propõe-se uma concepção de produção de textos escritos que fundamenta teoricamente a análise feita. Os seguintes aspectos foram destacados como parâmetros para a análise que foi desenvolvida: 1) índices de autonomia do texto; 2) índice de estruturação da narração e da exposição-narrativa e 3) índice de textualização. Dentro de uma abordagem longitudinal, foi analisado 113 textos produzidos, ao longo de um semestre escolar, por 10 crianças de primeira série de duas escolas públicas do município do Rio de Janeiro. Dentre os 12 textos selecionados de cada criança e por turma, 7 foram categorizados como narrações e 5 como exposições-narrativas. Concluiu-se que as crianças estão procurando meios de organizar seus textos, reelaborando continuamente seus conceitos. Um semestre revelu-se como um período reduzido para uma caracterização maior de alterações em relação aos aspectos selecionados. Foi observado, entretanto, que crianças orientadas por trabalhos pedagógicos distintos elaboram as questões relativas à produção do texto escrito de modos também distintos.