TORRES, Patrícia Lima (1992)
Identificação dos Estilos de Aprendizagem de Crianças em Processo de Alfabetização
Identificação dos Estilos de Aprendizagem de Crianças em Processo de Alfabetização.
Distrito Federal, 1992. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade de Brasília.
Nome do Orientador: Sandra Francesca Conte de Almeida
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo deste estudo foi a identificação dos estilos de aprendizagem de alunos em processo de alfabetização. O modelo de estilos de aprendizagem adotado foi o proposto por Rita Dunn. Os sujeitos da pesquisa constituíram-se de 54 crianças e adolescentes, de ambos os sexos, na faixa etária de 8 a 16 anos cursando o ciclo básico de alfabetização em duas escolas da rede oficial de ensino do Distrito Federal. O inventário de estilos de aprendizagem: versão primária - Perrin (1983) foi utilizado para identificar os estilos de aprendizagem dos alunos e a ficha de observação dos estilos de aprendizagem foi usada para registrar as hipóteses principais. Foram: (A) a experiência de formas alternativas de aprendizagem modificará as respostas dadas pelos alunos, por ocasião da reaplicação do inventário. E (B) as escolhas dos alunos, relativas às diferentes maneiras de se aprender, serão semelhantes na intervenção em sala de aula e na reaplicação do inventário. Não se confirmaram nossas hipóteses principais. Foi encontrada uma relação estatisticamente significativa entre estilos de aprendizagem e idade e retenção no CBA, mas não entre estilos e sexo.