OLIVEIRA, Gislene de Campos (1992)
Psicomotricidade : Um Estudo em Escolares Com Dificuldades em Leitura e Escrita
São Paulo, 1992. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual de Campinas.
Psicomotricidade : Um Estudo em Escolares Com Dificuldades em Leitura e Escrita.
Nome do Orientador: Sergio Goldenberg
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Pesquisa: Experimental
Resumo: A pesquisa teve como proposta apresentar e levar os recursos da Psicomotricidade para serem desenvolvidos em classe, tanto no âmbito da educação, quanto da reeducação de crianças consideradas portadoras de dificuldades de aprendizagem na lecto-escrita. A preocupação fundamental era capacitar e alertar os professores quanto à formas de prevenção e de contorno de algumas dificuldades apresentadas pelas crianças. O estudo foi realizado em uma escola de 1º grau, da rede estadual de ensino, localizada em região periférica da cidade de Jundiaí (SP). Optou-se por desenvolvê-lo em três classes do ciclo básico de alfabetização (CBA), consideradas classes especiais, sendo analisados 20 alunos, assim distribuídos: 8 em grupo piloto, 6 do grupo experimental e 6 do grupo controle. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa um questionário apresentado às professoras, para que descrevessem as principais dificuldades encontradas nos alunos; prova de exame motor de G. B. Soubiran, a fim de testar se a criança possuía algum problema motor; apresentação de trechos de livros para leitura; realização de ditados; exercícios de Psicomotricidade utilizados coletivamente em sala de aula; questionário final dirigido às professoras com a finalidade de detectar o seu parecer sobre o desempenho de cada criança estudada de sua crítica sobre os exercícios psicomotores propostos. O trabalho foi estruturado em 5 fases: estudo piloto, com a aplicação de uma série de testes a uma das classes ditas especiais que constituíam o grupo piloto; primeira avaliação, em que foram avaliados os alunos das classe especiais que constituíam o grupo controle e experimental; intervenção, a partir de uma levantamento de exercícios psicomotores mais adequados para serem utilizados em sala, sendo que os alunos do grupo experimental foram os sujeitos dessa fase; segunda avaliação, realizada após o cumprimento de todo o programa psicomotor e apresentação e análise dos dados, objetivando analisar e comparar os dois grupos ( controle e experimental), a fim de verificar a eficácia da intervenção proposta. Da análise dos dados apresentados, chegou-se às seguintes conclusões: a necessidade de o professor conhecer bem o desenvolvimento de seus alunos, devendo, ele mesmo, em casos de alunos com dificuldades de aprendizagem, descobrir o que está acontecendo; o professor frente às dificuldades dos alunos em vez de emitir juízos de valor deve ouvir e conversar com as crianças, fazendo com que resgatem seu auto-conceito e se valorizem. Ao término da pesquisa foi possível também visualizar que muitos dos alunos que estavam defasados em suas habilidades psicomotoras e que apresentavam dificuldades consideráveis em leitura e escrita, tiveram êxito e avanços satisfatórios em relação a esse conhecimento.