ALMEIDA, Elisabete Lencastre M. de (1992)
A Visão dos Professores de Alfabetização Quanto aos Problemas de Aprendizagem: Uma Análise dos Relatos Verbais
Rio de Janeiro, 1992. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A Visão dos Professores de Alfabetização Quanto aos Problemas de Aprendizagem: Uma Análise dos Relatos Verbais.
Nome do Orientador: Leila Regina de Paula Nunes
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este estudo teve por objetivo verificar a visão dos professores de escolas municipais do Rio de Janeiro, através da análise dos relatos verbais, dos seguintes aspectos relacionados ao fracasso escolar: fatores determinantes do fracasso na alfabetização e sua inter-relação; grau de importância que os professores atribuem aos fatores citados ; e relação entre os fatores determinantes do fracasso escolar e as práticas educativas do professor na sala de aula. Nesta pesquisa foi utilizado o método de análise do relato verbal, para investigação da visão dos professores alfabetizadores sobre os problemas de aprendizagem. Par tanto, foram entrevistadas 4 professoras, todas atuantes em escolas municipais do Rio de Janeiro. Estudos têm revelado que o fracasso na alfabetização é o maior responsável pelos altos índices de reprovação na 1ª série do 1º grau, o que congestiona todo o sistema escolar e aumenta as taxas de analfabetismo no país. Dentro deste quadro, o papel do professor tem determinado valor e merece atenção especial. Considerando então, a importância da figura do professor , um estudo desenvolvido com o objetivo de apreender a visão do professor com relação aos problemas de aprendizagem apresentados por crianças em classe de alfabetização torna-se oportuno e revelador. A escola também ocupa um lugar de destaque neste processo, e , uma vez que esta desvaloriza a linguagem usada pelos alunos oriundos das classes populares, passa também a negar todo o valor de mundo destes alunos, e a eles próprios enquanto indivíduos e componentes de determinado grupo sociocultural. De uma forma geral, os fatores indicados como determinantes do fracasso na alfabetização propostos pelas 4 professoras foram : inexperiência, despreparo e desatualização do professor; metodologias inadequadas; relação de poder professor x aluno; falta de supervisão nas escolas ; desvalorização das experiências lingüísticas das crianças carentes; problemas de saúde das crianças; falta de trabalho em equipe e atenção dos pais. Conclui-se que a formação acadêmica, teórica e técnica que os professores recebem tem que ser enriquecida no dia a dia , pois a boa ou má atuação pedagógica, será em função de novas visões do professor que busca ser intelectualmente crítico para enfrentar a realidade que o cerca.