GARCIA, Maria Mello (1992)
Alfabetização: Uma Ou Duas?
Minas Gerais, 1992. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Minas Gerais.
Alfabetização: Uma Ou Duas?.
Nome do Orientador: Magda Becker Soares
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este estudo objetivou compreender o conceito de alfabetização em escolas que atendem a diferentes classes sociais, com base nas práticas escolares e não a partir de estudos teóricos. Os dados foram coletados em duas escolas de 1º grau, uma pública que atendia à camada popular e uma particular que atendia à camada privilegiada. Visando apreender o conceito de criança alfabetizada utilizou-se como instrumento provas escritas de Língua Portuguesa realizadas no início do ano, para enturmação dos alunos da 1º série, e provas bimestrais realizadas durante o ano; entrevistas com professoras e supervisoras e produção de textos das crianças após o término da série de alfabetização. Foi analisado um total de 21 provas, sendo sete da escola particular e 14 da pública, com levantando suas características enquanto texto escrito e enquanto conto, sendo ainda estudada a estrutura das frases que compunham os textos. Foram também avaliadas questões quanto à interpretação de texto buscando levantar o estabelecimento de identificação e de relações entre os fatos, e questões sobre conhecimentos lingüísticos para verificação de conteúdos gramaticais e ortográficos. A autora concluiu que ambas as escolas não têm uma concepção clara do que seja alfabetização, falta-lhes planejamento do processo de aprendizagem da língua escrita e há concepções inadequadas de aquisição da mesma, sendo que a função social da língua escrita não está presente em momento algum do processo de alfabetização e que é evidente a subescolarização das crianças das camadas populares.