RAMOS, Geralda Terezinha (1993)
Amapá: o Estudo de Uma Trajetória Para a Construção de Uma Política de Alfabetização
São Paulo, 1993. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Amapá: o Estudo de Uma Trajetória Para a Construção de Uma Política de Alfabetização.
Nome do Orientador: Ivani Catarina Arantes Fazenda
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este trabalho tem um compromisso: resgatar uma história no contexto-educacional do Amapá. O fio condutor é a problemática da alfabetização: desde uma sala de aula de uma escola particular em uma vila fechada à ação ampla de uma Comissão quese propôs a buscar as bases para uma política de alfabetização para o Estado. Nesse processo, vários caminhos foram percorridos: do trabalho de supervisão nas escolas da rede pública e particular aos cursos de formação no 2º e 3º graus. Muitas dificuldades foram enfrentadas desde adaptação a um novo contexto à relação com sistemas de ensino diferenciados e à busca decondições para superação dos próprios limites. A teoria que fundamenta o trabalho é uma teoria em construção na medida em que revê aspectos das teorias de alfabetização já consolidadas e anuncia um novo paradigma teórico: o interdisciplinar. Trata-se de uma construção a partir de uma proposta coletiva de ação revendo uma experiência profissional, onde as caracfterísticas da interdisciplinaridade se evidenciam. A partir do resgate de uma prática vivida foi possível captar a possibilidade de se articular produtivamente os diferentes gestores da educação responsáveis pela questão da alfabetização.